Fidelize e conquiste novos clientes

Coloque-se no lugar de seu cliente

Se você fosse cortar o seu cabelo, comer um cachorro-quente ou comprar uma camiseta, com gostaria de ser tratado? Quanto tempo esperaria para ser atendido? Quanto pagaria por esses produtos ou serviços? Reflita, anote essas informações, olhe para sua empresa e veja se você está atendendo o seu cliente da mesma forma que gostaria de ser atendido.

Seja criativo e ofereça novos produtos

Aumente o número de produtos que você vende e fature mais. Um cliente que compra um x-burguer também poderá consumir um refrigerante, e até uma sobremesa. Um cliente que compra uma furadeira também pode precisar de parafusos ou buchas de parede. O cliente não tem obrigação de saber tudo o que está a venda em sua empresa. Portanto, seja capaz de oferecer produtos que complementem o seu “cardápio principal”.

Invista em divulgação

Mostre para mais pessoas a sua empresa e seus produtos ou serviço. Coloque cartazes com fotos de seu estabelecimento e distribua folhetos de divulgação em locais onde o seu público frequenta. Estas são formas simples de divulgar o seu negócio e atrair novos clientes.

Páginas em redes sociais também são ferramentas acessíveis que você pode utilizar para aumentar suas vendas. Aproveite as facilidades da internet e divulgue a sua empresa sem pagar nada.

 

Vá atrás de novas informações

Para que seu negócio tenha sucesso, você precisa estar atento ao que acontece em seu bairro, em sua cidade e até mesmo em outros lugares do mundo. Um novo tipo de sanduíche, um novo sabor de sorvete ou uma nova marca de camisetas pode ser o divisor de águas para o sucesso do seu negócio. Procure ler jornais, revistas e sites na internet que possam trazer novas ideias para o seu negócio e não se esqueça de observar os concorrentes ao seu redor. Um cachorro-quente diferente vendido na Argentina pode ser uma oportunidade para que você inove, venda um produto diferente dos concorrentes, chame atenção e, consequentemente, aumente o seu faturamento.

 

Conquiste seu cliente

Valorize e fidelize o seu cliente! Cartões de fidelidade, promoções especiais, descontos e brindes podem fazer com que você ganhe um cliente fiel ao seu estabelecimento. É importante pensar em formas de manter o cliente satisfeito para que ele volte com frequência.

Seja simpático! Um bom atendimento é importantíssimo para que o cliente saia satisfeito. Esta ainda é a forma mais comum de atrair novos cliente e manter os antigos.

6 dicas de programas de fidelidade

  1. Descubra o que seus consumidores realmente gostariam de ganhar.

  2. Determine recompensas que levem a ação porque realmente traduzem desejos e necessidades dos clientes.

  3. Crie uma comunicação direta e objetiva que atraia seu público.

  4. Desenvolva regras simples e fáceis de entender como: participar, concorrer e ser premiado.

  5. Você conseguirá muitas informações sobre seus consumidores, utilize isso para melhorar  cada vez mais sua operação e a satisfação dos clientes.

  6. Use as informações com ética, respeito e responsabilidade.

“Toda empresa que quiser sobreviver tem que ter um cartão fidelidade ou qualquer outra boa estratégia de fidelização. Quem não tem, está atrasado”, diz o coach Roberto Navarro, do Instituto Coaching Financeiro.

Faça as contas:

Se a cada 100 clientes, a fidelização bem estruturada vai te garantir 25 retornando, em um ticket médio de R$ 50,00, você terá um faturamento de R$ 1.250,00.

 

Por outro lado, não fidelizar os clientes corretamente significa PERDER R$ 1.250,00 a cada 100 clientes atendidos.

Divulgação

Ter uma boa estratégia de fidelização não é suficiente se você não conseguir divulgá-la corretamente. E é preciso começar o trabalho de divulgação com os próprios funcionários do seu negócio.

“Quantas vezes a gente vai a uma loja que tem alguma estratégia de fidelização, mas o funcionário não faz um alerta na hora do pagamento porque ele mesmo desconhece as regras do estabelecimento”, afirma Navarro.

Esse desafio não é exclusivo das pequenas e médias empresas. “Você pode chegar em um posto Ipiranga, por exemplo, perguntar a um frentista sobre detalhes do programa ‘Km de Vantagens’ e talvez ele não saiba te responder com precisão. É um ótimo programa, mas cada posto acaba funcionando como uma empresa independente e fica difícil para a marca controlar a divulgação disso.”

Nas PMEs (pequenas e médias empresas), muitas vezes os donos ficam tão atolados com burocracias em seus escritórios, como pagamento de contas e gerenciamento de pedidos, que acabam se esquecendo de dar atenção ao treinamento dos funcionários.

É preciso lembrar ainda que a estratégia de fidelização de clientes, além de manter, claro, um público cativo, também pode servir para atrair novos consumidores para seu negócio.

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Ter presença online nos dias de hoje é muito importante, ficar visível na hora certa é o que vai diferenciar você dos concorrentes.